CidadesConceiçãoDestaqueGeralVale do Piancó

Sensacional! Engenho de Cana de Açúcar mantém tradição secular em Conceição

Há quase um século que o engenho de cana de acúcar de Elias Miguel, no Povoado Campos Velhos, no Município Conceição, no alto sertão da Paraíba funciona, e a TV o Vale esteve no local para conferir tudo de perto.

Segundo os moradores do povoado, o engelho começou a funcionar em 1919, e somente no ano de 1970 não moeu, devido a grande seca daquele ano.

Este engenho, desde o dia 1 de setembro está em atividade e até, o dia 30, moendo canas de vários produtores rurais da região serrana de Conceição. Verificamos que por dia são produzidas cerca de 2 mil rapaduras, que são vendido no varejo ao preço de 5 reais, e no atacado ao preço de 4 reais.

O engenho agora é administrado em regime de cooperativa, com todos os plantadores de cana da região. Segundo José Miguel, um dos agricultores, toda a manutenção e despesas com o engelho é divida entre os produtores. Quando se quebra uma peça todos fazem uma “vaquinha” para consertar, e assim o engelho vem ano a ano mantendo a tradição de produzir mel, rapadura, batida e o saboroso alfenim.

O engenho começa a funcionar por volta das 2 horas da manhã e o turno de trabalho só encerra as 18h, gerando emprego e renda. O trabalhador que atua nos engenho ganha em médias 70 reais, dependendo da sua função dentro do engenho.

Tudo começa com o plantio da cana, depois com a colheita, moagem e por último o mel que se transforma na rapadura.

As milhares de toneladas de rapadura fabricadas são vendidas no comércio local e também vai para diversos estados do nordeste brasileiro. Alguns familiares aproveitam as moagens mandam o precioso doce para os familiares que moram distantes, como São Pau e Rio de Janeiro. Por dia, o engenho dos campos velho chega a vender 800 litros de mel para os visitantes, que também nesta época se torna uma atração turística na região.

Alguns visitam o engelho simplesmente para tomar o caldo de cana moído na hora ou para provar o alfinho quentinho, que é puxado pelas mulheres da região.

Esta é uma das culturas mais antigas do sertão e do Brasil, que passado de geração em geração, mas que precisa do apoio dos gestores municipais, estaduais e federais. Confira tudo agora com a reportagem, de Fidelis Mangueira, para a TV O VALE.

Da redação – Fidélis Mangueira | Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

 

 

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar