CidadesConceiçãoDestaqueGeral

Saúde de Conceição é destaque em avaliação do Ministério da Saúde

Unidades de saúde do município obtiveram melhor classificação conforme Ministério da Saúde

O desempenho da Atenção Básica do município de Conceição obteve avaliação positiva no 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), divulgado no último dia 20, através da Portaria nº 874, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. O programa avalia o desempenho das equipes de Atenção Básica nos municípios e tem o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade do atendimento à população.

A partir da certificação, o Ministerio da Saúde reconhece os esforços das equipes que se organizaram para alcançar os padrões de qualidade e apóia aqueles que se dedicam a aperfeiçoar os resultados de seu trabalho. “Através desse programa, o Ministério da Saúde avalia todo o desempenho das equipes da Atenção Básica, além de avaliar toda a estrutura das unidades de saúde, a gestão e o processo de trabalho como um todo. Obter classificação boa e muito boa representa o reconhecimento pelo esforço de todas as equipes das unidades de saúde, que não medem esforços no sentido de oferecer um atendimento cada dia melhor à nossa população, e é por entender a importância dessas equipes que o governo municipal repassa mais da metade dos valores recebido como incentivo e valorização aos profissionais, investindo o restante do valor nas unidades”, destacou a secretária de Saúde, Magnady Lacerda.

Para Magnady, isso representa a melhoria do repasse financeiro para o município e é o “reconhecimento da qualidade do trabalho dos profissionais da saúde, bem como de toda a gestão municipal”. Além disso ela relata que “a assistência está acontecendo de maneira eficiente e de acordo com os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde”.

A avaliação considera diversos indicadores como a média de atendimentos de médicos e enfermeiros por habitante; percentual de atendimentos de consultas por demanda espontânea, percentual de atendimentos de consulta agendada, índice de atendimentos por condição de saúde avaliada, razão de coleta de material citopatológico do colo do útero, cobertura de primeira consulta odontológica programática, percentual de encaminhamentos para serviço especializado, razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas, Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica, percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal, entre outros.

“Todos os profissionais das Unidades e equipes de saúde, são responsáveis por alcançar este resultado apontado pelo Ministério da Saúde.” Disse Magnady Lacerda.

A nossa equipe procurou a secretária de saúde de Conceição, onde tivemos um bate papo com Magnady e os responsaveis pelas equipes de atenção basica do municipio.Confira:

Da redação – Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar