DestaqueGeralParaíba

No último ano do governo Ricardo, Paraíba apresentou o menor nível de investimento em 10 anos

Em 2018, último ano do governo Ricardo Coutinho (PSB), a Paraíba fechou o ano de 2018 com a menor taxa de investimento público dos últimos dez anos, atingindo apenas 6,8% da Receita Corrente Líquida (RCL), que corresponde a tudo o que o governo arrecada, deduzidas as transferências. Entre os estados do Nordeste foi o terceiro pior índice, ficando à frente apenas de Sergipe (5,2%) e Pernambuco (3,8%). Em meio a um cenário de instabilidade econômica, a retração nos investimentos tem sido percebida na maior parte dos estados brasileiros.

Os dados consolidados no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) indicam que o governo estadual empenhou (primeira fase da execução da despesa pública, quando a gestão assume o compromisso de pagamento ao fornecedor) R$ 651,1 milhões em investimentos ao longo de 2018. São considerados investimentos todas as despesas destinadas ao planejamento e execução de obras públicas, realização de programas e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Entram nessa conta, por exemplo, a construção de escolas, hospitais e estradas.

O nível de investimento é o mais baixo não apenas em relação à RCL, mas também em valores absolutos (descontada a inflação pelo IPCA), embora a receita não tenha sofrido redução ao longo do mesmo período. Ou seja, apesar de o governo conseguir elevar a arrecadação em termos reais, a administração pública não tem conseguido alocar um maior montante de recursos em investimentos. Ampliar a capacidade de investimento é importante para garantir melhores serviços públicos e criar as condições adequadas para um crescimento mais sustentável, destaca levantamento da Organização Observatório Paraíba.

Nos últimos cinco anos, o Ceará foi o estado que mais investiu no Nordeste e, apesar de ter apresentado redução entre 2014 e 2016, conseguiu retomar o crescimento nos anos seguintes. Pernambuco, por sua vez, reduziu drasticamente o investimento, de 13,7% para 3,8% em cinco anos, encerrando 2018 como o estado que menos investiu na região.

Sobre o Observatório Paraíba

O Observatório Paraíba é uma iniciativa voltada à produção de conteúdo para o acompanhamento da administração pública nos âmbitos municipal e estadual. O objetivo é oferecer um canal de informação que aproxime o cidadão das ações das gestões, com uma linguagem acessível para dar visibilidade a temas de interesse público.

Da redação – Paraíba Rádio Blog
redacao@conceicaoverdade.com.br

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar