ConceiçãoDestaqueGeral

Nas Alturas, devotos celebram a II Missa no ponto mais alto de Conceição.

Após a bênção final da missa foi o momento da paz, onde todos se saudaram e desejaram a paz para o mundo.

Um costume que começou em 1969, quando um agricultor da região fincou na Serra um cruzeiro e batizou de Cruzeiro de São Francisco. O cruzeiro foi colocado no dia de São Francisco para pagar uma promessa de uma graça alcançada por intercessão deste santo. Fieis devotos sobem todo dia 04 de outubro à Serra do Pico, um dos pontos mais altos do sertão paraibano, que fica no Município de Conceição, para rezar e pagar promessas no Crucifixo de São Francisco, que fica no ponto mais alto desta Serra.

O avivamento desta aventura teve inicio no ano de 2017 e a cada dia vem crescendo o numero de devotos que somem a serra no dia de São Francisco. Algumas pessoas relataram que sobem todo mês ou até mesmo uma fez por semana para rezar e contemplar o horizonte e a natureza. “A subida é muito difícil e é um desafio, mas é compensada pela beleza da visão que se tem ao chegar no Cruzeiro de São Francisco, um lugar lindo e que nos leva a oração”, disse um dos devotos que subiu a serra.

Já nas primeiras horas do dia as pessoas começaram a chegar no cume da montanha. Alguns já sobem a serra no inicio da noite do dia anterior, e passam a noite rezando, cantando, conversando, soltando fogos para louvar São Francisco, no seu dia.

Por volta das 4 horas da manhã as pessoas começaram a subir a montanha. Alguns com velas, outros com lanternas, outros no escuro mesmo. O caminho é bastante acidentado e inclinado, com pedras no caminho, troncos de árvores por todos os lados, uma verdadeira aventura. Subindo a serra se escuta o canto dos passarinhos e o raiar do sol é um esplender de Deus. Na subida se pode avistar o sol nascente e todos os vales dos arredores da serra, como também as cidades de Ibiara, Conceição, Bonito de Santa Fé e os distritos e Monte Video e Mata Grande. Também é possível avistar o grande açude das piranhas, que abastece a cidade de Ibiara.

Por volta das 6h da manhã os fieis chegaram ao cume da Serra, no Crucifixo de São Francisco, e lá já encontram diversas pessoas rezando, tomando café e acendendo velas e, aos poucos, era possível acompanhar a chegada de diversas caravanas, vindas de Conceição e Ibiara.

Por volta das 6 horas tem inicio a oração do terço de Nossa Senhora, seguido da celebração da II missa no local, celebrada pelo Padre Aldicélio, Pároco da cidade de Ibiara – PB, que segundo seu testemunho, a missa é celebrada pra pagar diversas promessas da comunidade, de modo especial pelas chuvas deste ano.

A missa foi um momento muito bonito, onde um altar improvisado de tijolos, construído pelos devotos, serviu para a celebração da santa missa. Na pregação da santa missa, o padre Aldicélio falou da vida de São Francisco em sua pregação e convidou todos a amarem e cuidarem da natureza assim como São Francisco fazia.

Na missa todos rezaram com fé o pai nosso, comungaram e pagaram suas promessas. Após a comunhão, algumas pessoas deram testemunhos das suas subidas ao Crucifixo de São Francisco. Outros falaram de projetos, como construir um oratório em cima da serra.

No final da celebração, Fidelis Mangueira, um dos organizadores do evento, disse que no próximo ano, os devotos vão colocar uma imagem de 1 metro no cume da Serra do Pico, e que será levada no dia 04 de outubro. Convidou todos os devotos a participarem deste momento.

Após a bênção final da missa foi o momento da paz, onde todos se saudaram e desejaram a paz para o mundo.

No final da missa o padre rezou e abençoou o local. Após a bênção teve inicio o lanche compartilhado trazido pelos devotos, onde todos comeram pão, tomaram chá, café e refrigerante. Depois deste lanche, é chegada a hora de tirar fotos e descer a montanha. Um dos momentos mais difíceis. Por fim a alegria de poder participar de um momento ímpar de oração e aventura, e renovar as promessas para o ano de 2020.

Da redação – Fidelis Mangueira | Conceição Verdade 
redacao@conceicaoverdade.com.br

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar