CidadesDestaqueGeralParaíba

Feira Livre de S. João do Rio do Peixe será revitalizada pela Fundação Banco do Brasil e Cáritas Brasileira

A feira livre de São João do Rio do Peixe acontece no meio da rua, mas já funcionou em um mercado e nos seus arredores.

A Fundação Banco do Brasil e a Cáritas Brasileira, fizeram parceria com a Prefeitura de São João do Rio do Peixe – PB e a Associação dos Feirantes desta cidade para revitalizar e reorganizar a Feira Livre, que acontece todo sábado na zona urbana da cidade, sem nenhum custo para os feirantes e para a Prefeitura!

Os trabalhos começaram no mês de junho de 2018, com o levantamento da realidade dos feirantes e da feira, com um diagnóstico, que foi enviado para a coordenação do projeto em Brasília. Todos os feirantes foram entrevistados e motivados a fazer seu cadastramento.

O projeto justifica-se, pois as feiras são espaço de troca de saberes e sabores, de experiências, de vendas e intercâmbio cultural, da cidade. Em muitas cidades as feiras se acabaram ou estão se acabando, principalmente depois do surgimento dos supermercados e dos atacadões. E é vendo este potencial das Feiras Livres que a Fundação Banco do Brasil está exercendo este papel social de colaborar com o resgate desde espaço de comércio, um dos mais antigos da humanidade!

A feira livre de São João do Rio do Peixe acontece no meio da rua, mas já funcionou em um mercado e nos seus arredores.

O Projeto Nossa Feira Popular e Solidária, vai propiciar a revitalização geral da feira, com uma nova organização. Os feirantes vão receber gratuitamente barracas padronizadas, balanças eletrônicas, jalecos e equipamentos de segurança. A Feira vai receber um palco para apresentações cultural e lixeiras para coleta seletiva do lixo.

Além dos bens matérias os feirantes receberam formação e discutiram os diversos problemas das feiras, problemas estes que foram apresentados ao poder público. A partir dos encontros com os feirantes o Prefeito de São Joao do Rio do Peixe, Sr. Airton Pires, enviará para Câmara de Vereadores um projeto de lei, de regulamentação da feira, que após uma audiência pública poderá ser aprovado por todos os vereadores.

A inauguração da nova feira de São João do Rio do Peixe está prevista para o mês de julho, com uma solenidade de entrega de todos os benefícios.

A TV O VALE e o Portal Conceição Verdade esteve na feira de São João do Rio do Peixe para mostrar como é hoje a feira e depois fará uma outra reportagem para verificar como ficou esta feira após a revitalização. Acompanhe a reportagem de Fidelis Mangueira.

Da redação – Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar