CidadesDestaqueGeralParaíba

Fantástico denuncia venda de lotes da Reforma Agrária na Paraíba

Há quase 50 anos, o governo brasileiro criou o Incra, com a missão de promover a reforma agrária. Terras improdutivas foram desapropriadas e oferecidas a camponeses, para que eles pudessem produzir alimentos e ter uma vida mais digna.

Mas hoje o programa de reforma agrária está sendo fraudado por muitas pessoas, que venderam ilegalmente as terras que receberam. E mais: tem assentamento com pista de motocross e até parque aquático, como mostra a reportagem de Giovani Grizotti.

A reportagem mostrou uma mulher agenciando a venda de uma casa localizada em um assentamento em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Sem saber que estava sendo gravada, ela disse que a dona do imóvel pedia R$ 25 mil, mas poderia negociar por R$ 24 mil e acrescenta: “Isso aqui tudinho é do Incra, né? Mas, isso aí já tá tudo vendido. Não tem erro nenhum, não.”

Em Cruz do Espírito Santo, a Associação dos Assentados D. Helena denunciou a venda irregular de terras há mais de cinco anos. Rafael Nascimento, presidente da associação, disse que pessoas interessadas em dinheiro começaram a negociar as terras. “Nós não gostamos disso. A terra não é para ser negociada”.

O procurador da República na Paraíba, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, por sua vez, disse que o número de vendas de terras de assentamentos vem crescendo: “No início eram 10 casas e hoje já se tem notícia de algo em torno de 500 casas”. Segundo ele, o Ministério Público Federal vai exigir que quem vendeu indenize a União pelo valor total do lote.

Da redação – Parlamento PB
redacao@conceicaoverdade.com.br

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar