CidadesDestaqueGeralParaíba

É FAKE NEWS: Opinião e 6Sigma negam pesquisas veiculadas em redes sociais e Justiça Eleitoral vai investigar origem

A prática do fake news (notícias falsas) já começaram a dar o tom da campanha eleitoral na Paraíba. Nos últimos dias, duas pesquisas supostamente assinadas pelos institutos Opinião e 6Sigma, foram veiculadas em redes sociais (whatsapp) apresentando números relativos à disputa ao Governo do Estado, trazendo números relativos à intenção de votos dos pré-candidatos.

Estão lá os nomes de Zé Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), João Azevedo (PSB), Tárcio Teixeira (PSol) e Antônio Radical (PSTU). Tudo certo. Na verdade, tudo errado. É fake news. Segundo Joaquim Braga, diretor do Opinião, “esses números não existem”. “A 6Sigma não se responsabiliza por dados falsos, compartilhados por terceiros”, emendou Pedro Cézar, da 6Sigma.

A legislação eleitoral, como se sabe, proíbe a divulgação de pesquisas sem registros no Tribunal Regional Eleitoral, em ano de eleição. Então, o caso constitui crime. O caso dessas pesquisas está sendo encaminhado à Justiça Eleitoral, para investigar de onde partiram.

Anular eleição – Há poucos dias, em entrevista à Revista Veja, o ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, alertou que Se ficar comprovado que notícias falsas beneficiaram um candidato a ponto de garantir sua vitória, as eleições chegar a ser anuladas.

 

Da redação – Helder Moura
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Artigos relacionados

Fechar