ConceiçãoDestaqueGeral

Conceição ganha a Casa do Artesão

Aconteceu na manhã deste dia 19 de março de 2019, a inauguração da Casa do Artesão de Conceição, que fica situada na Praça da Glória, Centro Histórico da cidade, onde funciona a USEC.

A Casa do Artesão é uma iniciativa da Associação dos Artesãos e Costureiras de Conceição, com o apoio da Prefeitura Municipal – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

A casa surgir a partir de uma idéia de Fidelis Mangueira e Valda Soares, que tinham o mesmo sonho e resolveram somar formar para concretizar o objetivo comum. Encontram respaldo para os seus projetos no coração dos inúmero artesãos de Conceição, que viviam desarticulados, trabalhando isolados e muitas vezes sem ter a quem mostrar o seu belo trabalho.

Mas antes da Casa do Artesão aconteceram as feiras de artesanato, no primeiro sábado de cada mês, no calçadão do centro da cidade. Os Artesãos então acataram a proposta de Fidelis e Valda de abrir a casa do artesão, para vender e mostrar os artesanatos produzidos pelos artesãos de Conceição. Formado o grupo e a idéia aprovada foram para a luta. O desafio era consegui um local. Decidiram então conversar com o Prefeito Nilson Lacerda, que prontamente cedeu o prédio onde funciona a casa. Esta conquista teve o papel incentivador de Jundívio Lacerda e Deon Diniz. A Prefeitura então paga o aluguel da casa, mas a manutenção da casa, como água, luz, limpeza, reformas, etc é por conta da Associação dos Artesãos.

A Casa do Artesão irão funcionar somente nos fins de semana para exposições e vendas, nos seguintes horários:

Sextas-feiras: 18: às 21:00

Sábados: 08:00 às 11:00 e 18:00 as 21:00

Domingos: 18:00 às 21:00

A Casa do Artesão de Conceição oferecerá também cursos de pintura, crochê, costura, bordados, artesanatos, etc durantes a semana. Para participar dos cursos e oficinas, os interessados devem fazer suas inscrições nos cursos desejados. O primeiro curso será o de corte e costura para iniciantes. Será cobrado uma taxa simbólica por cada oficina, para compra de materiais e manutenção da Casa do Artesão de Conceição, que funcionará com a doações da comunidade, artesãos, empresas e órgãos governamentais.

No momento a Casa do Artesão está precisando de ventiladores, 1 geladeira, 1 gelágua, tecidos, tintas, linhas, etc. Interessados em ajudar podem entrar em contato com Fidelis Magueira pelo fone/zap 83:99641-6222 ou Valda Soares pelo fone/ zap: 83-9666-3349

A cerimônica de Inauguração contou com a presença do Prefeito Nilson Lacerda, do Ex-Prefeito Deon Diniz, do Secretário de Cultura Guilherme Vieira e de diversos secretários e vereadores da cidade. Muitas escolas e alunos estiveram presentes, além de uma grande quantidade de pessoas que valorizam e gostam de artesanato. Fizeram uso da palavra a representante dos artesãos Valda Soares, o Ex-Prefeito Deon Diniz e o Prefeito Nilson Lacerda. Toda a cerimôncia foi conduzida por Fidelis Mangueira, que explicou aos presentes os objetivos da Casa do Artesão, que é de formar artesãos, divulgar o artesanato de Conceição e gerar renda para a população engajada.

Todos que estiveram na cerimônia ficaram encantados com o que viram e elogiaram a iniciativa dos artesãos.

Da redação – Fidelis Mangueira
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios