CidadesConceiçãoDestaqueGeralSaúde

Campanha Novembro Azul encerra com saldo positivo em Conceição-PB.

exame médico para verificação da necessidade da biópsia inclui o toque retal, que, apesar de desconfortável, é necessário para detectar alterações na próstata.

A Prefeitura de Conceição através da Secretaria Municipal de Saúde, Magnady Lacerda, realizou durante o mês de novembro a campanha novembro Azul, que se encerra nesta sexta-feira, durante todo este mês a secretaria realizou diversas ações na conscientização e cuidados com a saúde do homem, todas as unidades de saúde se juntaram para oferecer atenção e cuidado necessário aos homens, foi oferecido mais de 200 exames de PSA, biópsia e ultrassom de próstata. O urologista Dr. Vildomar Júnior tratou de realizar no CEMEC de Conceição várias consultas e exames de toque retal.

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2018), em nosso País morrem diariamente 42 homens em decorrência do câncer de próstata e cerca de 3 milhões vivem com a doença. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, precedido apenas do câncer de pele.

Culturalmente, os homens dão menos atenção aos cuidados com sua saúde geral, procurando o médico apenas quando não se sentem bem. Eles também costumam sentir algum temor ou preconceito em relação aos exames preventivos do câncer de próstata, especialmente o exame de toque retal.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir da puberdade devam procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos, podendo ser antes caso haja algum fator de risco, como obesidade ou parentes de primeiro grau com câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. O órgão fica abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessado pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de uma biópsia da próstata, que será indicada ou não pelo médico urologista. O exame médico para verificação da necessidade da biópsia inclui o toque retal, que, apesar de desconfortável, é necessário para detectar alterações na próstata. A dosagem de PSA no sangue, um marcador utilizado também no diagnóstico do câncer de próstata é utilizado como ferramenta complementar no diagnóstico, não podendo substituir o toque retal.

O médico urologista, Dr. Vildomar Júnior, ressalta a importância do acompanhamento preventivo para a saúde do homem. “Estabelecendo-se um diagnóstico precoce do câncer de próstata podemos aumentar em muito as chances de cura de cada paciente. Ações preventivas e de orientação como esta, que o município está realizando, só tornam mais fácil nosso acesso aos pacientes”, comenta o urologista.

O atual governo municipal tem investido muito na área da saúde prestando total apoio a quem precisar de cuidados no trato a saúde. O Prefeito Nilson Lacerda, enfatizou a importância da saúde preventiva e aproveitou para lembrar que a campanha é uma forma de chamar a atenção para os cuidados com a saúde e, que a qualquer tempo o paciente pode procurar atendimento na rede pública de saúde caso sinta algum sintoma.

Da redação – Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

 

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios