ConceiçãoDestaqueGeralParaíba

Atenção Básica á Saúde do Município de Conceição é Destaque em Encontro de Médicos na Paraíba

Aconteceu no último sábado, dia 09 de fevereiro, na cidade de Patos-PB, o I Encontro da Associação Paraibana de Medicina de Família e Comunidade. O evento reuniu médicos de várias cidades da Paraíba e de algumas cidades do norte e nordeste para discutirem a respeito do tema “Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS: Cuidar e Ser Cuidado”.

Entre os palestrantes convidados para o evento estava o médico da cidade de Conceição Fábio Ferreira Leite, que é médico residente de Medicina de Família e Comunidade pela FIP/Patos e integra a equipe de saúde da família da UBS São Geraldo, em Conceição. O tema da palestra foi “Ambulatório de Auriculoterapia na Atenção Básica no Município de Conceição-PB”, na qual o médico expôs as potencialidades desta pratica nos serviços de atenção primária a saúde e relatou a experiência da implantação do Ambulatório de Auriculoterapia na UBS São Geraldo para tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de dores crônicas.O médico ressaltou que a Auriculoterapia é uma técnica milenar que permite tratar diversas patologias, de forma não invasiva, através de estímulos em determinados pontos do pavilhão auricular utilizando princípios da Medicina Tradicional Chinesa. A terapia tem demonstrados ótimos resultados no controle de diversas doenças, porém ainda é pouco conhecida e pouco utilizada devido à falta de profissionais capacitados. Na Paraíba, poucas cidades ofertam esse tipo de serviço e a cidade de Conceição tem se destacado pelo pioneirismo no sertão em ofertar o atendimento de forma gratuita pelo SUS.

“Diversas doenças podem ser tratadas por meio da Auriculoterapia. Particularmente, eu escolhi trabalhar com dor crônica em Conceição, depois que percebi muitos pacientes fazendo uso abusivo de antiinflamatórios, analgésicos e corticóides para alivio de dores no corpo. Especialmente aqueles pacientes que tiveram a febre Chikungunya e hoje estão na fase crônica da doença com muitas dores articulares. A maioria dos pacientes responde bem ao tratamento e conseguem reduzir bastante o consumo desses medicamentos. Além disso, a técnica promove um relaxamento corporal e mental, reduzindo os níveis de ansiedade, stress e melhorando a qualidade do sono e o humor”. Relatou o médico, que possui formação em Medicina Tradicional Chinesa.

Da redação – Conceição Verdade | Assessoria
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Fechar