CidadesConceiçãoDestaqueGeralSaúde

Alunas de Serviço Social em Conceição elaboram Projeto de Intervenção Social com o objetivo de orientar e informar a população local.

Em Conceição no Vale do Piancó Alunas da Faculdade do Sertão Central (FASEC) do Curso de Bacharel em Serviço Social, estagiárias do Hospital e Maternidade Caçula Leite (H.M.C.L.). Elaboraram Projeto de Intervenção Social com o objetivo de orientar/informar a população usuária sobre as Normas do H.M.C.L.

Abaixo você leitor do Portal Conceição Verdade poderá conferi como ficou este projeto que visa melhorar a assistência de modo geral aos pacientes que diariamente usam dos serviços do HMCL. Veja.

O Hospital e Maternidade Caçula Leite é um dos serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável por gerir a política de Saúde do município de Conceição – PB. A Secretaria ora mencionada oferece serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde – SUS.

O referido Hospital é de abrangência Municipal, mas recebe pacientes em situação de Urgência e Emergência de cidades vizinhas como Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira – PB.

O estabelecimento de Saúde supracitado possui um total de 53 leitos, subdividindo- se em: 10 leitos na pediatria, 2 na observação pediátrica, 10 na enfermaria feminina, 3 na observação feminina, 10 na enfermaria masculina, 3 na observação masculina, 7 leitos pós- parto, 4 pós- cirúrgico, 2 leitos psiquiátricos e 2 leitos especiais.

No tocante aos recursos humanos, o hospital possui profissionais das diversas áreas, tais como: Médico, Enfermagem, Serviço Social, Técnico em Enfermagem, Técnico e Tecnólogo em Radiologia, Condutor, Socorrista, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Recepcionista, Farmacêutico, Atendente de Farmácia e Porteiro.

São prestados serviços que tenham como fundamento a Urgência e a Emergência. No que tange ao perfil dos usuários, observa-se que o mesmo é eclético, ou seja, atende a todos e a todas independente de renda ou tipo de condição, mas tem prioridade em relação aos casos de urgência e emergência.

É um HPP (Hospital de Pequeno Porte) que pertence a Fundação “Amigos do Bem”, administrado pela Prefeitura Municipal de Conceição. Cuja fonte de financiamento são recursos MAC (Média e Alta Complexidade), e também uma cota parte do próprio município.

O Hospital e Maternidade Caçula Leite, tem por objetivo humanizar o atendimento dos seus usuários/pacientes, acompanhantes e visitantes durante a sua permanência no hospital. Pensando nisso, elaboramos as normas. Esperamos contar com sua colaboração e compreensão para a melhoria do atendimento. Em caso de dúvidas, sugestões, elogios e reclamações, você poderá procurar o Serviço Social.

I – Usuário/paciente
Para o atendimento, é necessário apresentação do cartão do SUS, acompanhado da carteira de identidade e CPF.

II – Acompanhante
• Um acompanhante (masculino ou feminino, de acordo com o sexo do interno), exceto menores de 17 anos, 11 meses e 29 dias (conforme Estatuto da Criança do Adolescente- ECA) e idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com o Estatuto do Idoso). Precisa ter condições físicas e emocionais equilibradas, não ser gestante.

• O acompanhante deve ficar, exclusivamente, observando seu paciente. Ou seja, é proibido a circulação nos corredores, evitando assim, conversas paralelas em enfermarias que não seja a que o seu paciente/usuário esteja;

• Não é permitido ao acompanhante deitar-se ou sentar-se no leito ao lado, ou ainda, na cama do paciente. Você pode contaminá-lo (de acordo com a Comissão e Controle de Infecção Hospitalar- CCIH);

• É obrigatório o uso do crachá de identificação do acompanhante afixado à roupa;

• Em caso de internações envolvendo pacientes de 18 anos de idade ou idosos (com idade igual ou superior a 60 anos), é obrigatório a permanência de um acompanhante. Caso contrário, o Hospital estará autorizado a comunicar o fato aos órgãos responsáveis. Atenção: essas orientações deverão ser transmitidas aos demais acompanhantes no revezamento dos cuidados prestados ao paciente.

• Em caso de dúvidas, o Serviço Social poderá auxiliá-lo.

III- Visitante
O ambiente hospitalar é diferente dos outros, pois trata de pessoas doentes ou que precisam de cuidados. Portanto, é fundamental que sigam essas orientações durante uma visita aos internos:
• Seja breve (o paciente precisa de descanso e silêncio para uma rápida recuperação);
• Duas pessoas por vez e com crachá de identificação afixado de modo visível na roupa; Vestimentas adequadas, evitar o uso de shorts, regatas, chinelos, boné e roupas de banho; Não fumar nas dependências do Hospital; Desligar o celular ou mantê-lo no modo silencioso; Não sentar-se na cama ao lado, ou no leito do paciente. Você pode contaminá-lo (de acordo com o CCIH).

Atenção: Todos (usuário/ paciente, acompanhante e visitante) deverão seguir as orientações sobre as Normas do H.M.C.L.

A direção agradece a compreensão de todos!

Da redação – Conceição Verdade | Assessoria
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios